top of page

22ª Edição da Bienal do Livro de São Paulo

A 22ª edição da Bienal do Livro de São Paulo aconteceu entre os dias 09 e 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Com ingressos a R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia), o público pôde visitar o espaço do Pavilhão de Exposições do Anhembi das 10h às 22h. O espaço de mais de 60 mil metros quadrados trouxe cerca de 480 expositores, entre 346 nacionais e 134 internacionais atraindo pessoas de todas as idades e satisfazendo todos os gostos desde os mais exigentes até as pessoas que não se interessam pela leitura.
O público alvo dessa edição foram principalmente os adolescentes com diversos estandes com livros de vestibulares até os mais populares. Entre as editoras presentes estavam a Editora Escala (atrevida), Editora Record, Editora Rocco, Intrínseca, Editora Saraiva, Panini (DC Comics, Marvel), Editora LeYa, entre outras.
Outra atração bastante visitada foi o estande da USP, o qual contava a história da escrita desde a época que o homem vivia nas cavernas, passando pela idade média e até os tempos modernos. 
Outro estande que chamou muita atenção foi o do SESI que tinha experiências interessantes do cotidiano como a experiência da camiseta impermeável.  O expositor tentou molhá-la e sujá-la com água e ketchup, mas a camiseta permaneceu intacta. Em seguida foi realizado o  experimento utilizando ferro(granulado) e óleo, o qual foram misturados em um recipiente e depois separados usando a força de um imã, concentrando todo o ferro contido no óleo, separando-o formando uma espécie de bola de ferro.
A Bienal está presente a cada dois anos em São Paulo para estimular a leitura e apresentar novos autores e best sellers mundiais dentre os quais se destacava  o livro de George R.R. Martin que contava com o mais novo livro da série “Crônicas de Gelo e  Fogo” e a réplica do então cobiçado, segundo a saga, o “trono de ferro”.
Outra área que chamou muita atenção foi a da Editora Panini, que contou com diversos lançamentos do universo dos HQ’s, coleções de figurinhas, etc.
Para aqueles que não poderiam comprar livros por acharem os preços muito elevados ou inacessíveis, havia estandes de livros de apenas 9,90 para todos os gostos e marcas além de editoras tanto para adultos quanto para crianças.
Outros autores como Maurício de Souza, Ziraldo e Thalita Rebouças conseguiram atrair muitos visitantes que conheciam seus trabalhos e outros curiosos por conhecê-lo.
A estimativa, segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL) é de que essa edição da bienal contou com 750 000 visitantes, sendo que 123 000 compareceram em apenas um dos sábados em que o evento ocorreu.

Foto: Divulgação

  • c-facebook

Design e edição: Luke. M

Educom FM 2012

bottom of page